Contornada por uma linda paisagem de morros, vales e uma vegetação única, Santa Maria ou “Coração do Rio Grande do Sul”, como é conhecida popularmente, possui uma vida movimentada pelos estudantes universitários e as diferentes bases do exército que se estabeleceram na cidade.
Um dos roteiros mais conhecidos e feitos pelos visitantes da cidade se inicia com uma visita ao centro da cidade no Calçadão Salvador Isaia, ponto principal de encontro para compras e para quem gosta de comer petiscos acompanhados cerveja ou um tradicional chimarrão. O percurso vai até a Praça Saldanha Marinho, abrigo do Teatro Treze de Maio, um ponto histórico da cidade.
A cidade também se destaca por suas incríveis igrejas como a Catedral Diocesana, a Catedral fica a Igreja de Confissão Luterana e o Santuário-Basílica Medianeira, que durante o mês de novembro recebe fiéis para Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira.
Santa Maria também se destaca por ser um centro cultural muito forte, tendo a sua arquitetura baseada em sua colonização italiana, além dos diversos museus existentes na cidade. A região da Quarta Colônia atrai aventureiros para a prática de esportes ao ar livre e também muitos de seus turistas pelas deliciosas opções gastronômicas do local.